Performance


Reprogramação de ECU

Veículos com sistemas de injeção eletrônica de combustível contam com um computador central que regula os parâmetros de operação do motor. Esse dispositivo é amplamente conhecido como módulo de injeção ou ECU (Unidade de Controle Eletrônico).

Na reprogramação de ECU, os mapas originais são ajustados de forma minuciosa para atender às necessidades específicas do cliente, mantendo os limites de segurança estabelecidos pelo fabricante.

O processo também é chamado de Chiptuning, Recalibração de ECU, Remapeamento de ECU, Remap ou, de forma simplificada, Chip de Potência. Todos esses termos descrevem o mesmo procedimento.

Hoje somos Programadores Máster, com tuners próprios, customizando e otimizando o mapa conforme a necessidade de cada cliente, diferenciando e destacando a LEMANS do mercado.


Como a ECU funciona

A ECU coleta os sinais enviados pelos sensores, processa as informações recebidas e determina os parâmetros mais adequados para o funcionamento do motor, considerando as diversas condições de uso a que o veículo é submetido.


Remap ou Piggyback?

O REMAP consiste na reprogramação direta da central eletrônica, com o objetivo de ajustar os parâmetros de calibração do veículo. Esse procedimento pode ser realizado de duas maneiras: através do conector de diagnóstico OBD ou, em determinados casos, diretamente na central eletrônica.

Entre as vantagens do REMAP em comparação ao Piggyback, estão:

  • Eliminação do limitador de velocidade;
  • Supressão dos sinais da segunda sonda, evitando falhas na injeção eletrônica ao instalar um downpipe menos restritivo;
  • Incremento leve no desempenho do veículo, devido à modificação direta no software.

O PIGGYBACK consiste em um módulo externo que modifica os sinais emitidos pelo motor e os envia ajustados para a ECU. Esse processo faz com que a ECU redefina os parâmetros operacionais do motor, como aumento na pressão do turbo, ajustes na compensação de combustível e no ponto de ignição, resultando em ganhos de potência e torque.

Entre as vantagens do PIGGYBACK em relação ao REMAP estão:

  • Reutilização do módulo em diferentes veículos;
  • Não deixa vestígios no software, na central eletrônica ou no hardware do motor, sendo ideal para veículos que ainda estão na garantia;
  • Permite alterar os modos de condução (ECO/SPORT/RACE) diretamente pelo aplicativo no celular via bluetooth se disponível no modelo escolhido.

Fatores Externos

Aspectos como o tipo de combustível, as condições climáticas e os níveis de emissões acabam limitando o desempenho que o motor é capaz de alcançar. Contudo, essas restrições permitem um potencial aumento de torque e potência, desde que se mantenham dentro dos limites de segurança determinados pelas montadoras.


Pops and Bangs

Ajustar o sistema de escape de um veículo pode gerar sons distintos durante a desaceleração, como estalos e pequenas explosões, proporcionando uma experiência sonora. A criação do efeito Pops and Bangs envolve diversas modificações, sendo a mais relevante a alteração do sincronismo no mapa de ignição do motor.

Normalmente, esse ajuste consiste em sincronizar a ignição da vela de forma que a combustão ocorra no instante em que a válvula se abre, provocando a liberação de explosões no escapamento. Além disso, um controle preciso da injeção de combustível é indispensável para garantir que a mistura de ar e combustível queima de maneira ideal logo após a abertura da válvula, otimizando o efeito desejado.


Desenvolvimento

Com uma equipe altamente especializada e a colaboração de times de corrida profissionais, nosso centro de pesquisa se dedica ao avanço tecnológico e ao aprimoramento contínuo dos sistemas existentes. Criamos soluções eletrônicas inovadoras, impulsionando o desenvolvimento da performance automotiva. Esse processo envolve a evolução constante de motores, chassis, sistemas de freios e aerodinâmica, garantindo melhorias significativas no desempenho dos veículos.


Nitro

Conhecido popularmente como Nitro, o óxido nitroso (N₂O) é amplamente utilizado para aumentar o desempenho de veículos de competição. Essa técnica, que já é empregada há muitos anos, funciona de maneira semelhante à turboalimentação, tendo como principal objetivo elevar a quantidade de oxigênio disponível na câmara de combustão.

Ao ser injetado, o óxido nitroso reduz a temperatura da câmara, permitindo que uma maior quantidade de mistura ar-combustível seja inserida. Como consequência, a queima de combustível se torna mais intensa, proporcionando um ganho significativo de potência e eficiência no motor.

A instalação não afeta a rede CAN do veículo, mantendo seu funcionamento normal.

Nossa instalação de Nitro prevê o acionamento por botão via Bluetooth.

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